Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Phuneral Punk - Os Sobreviventes 1977-2999

Lembro que muitos anos atrás li sobre esse projeto do Paulinho e fiquei maior instigado, queria muito ler, e acho que o livro demorou uns 12 anos pra sair, não foi? Enfim, ele tá circulando já faz um ou dois anos, e mesmo querendo muito pegar eu tava sempre enrolando e deixando pra depois, até que no final de semana retrasado eu fui pra São Paulo encontrar meu pai e rever uns parentes e reservei uns minutos pra colar no centro e ir atrás do Xinês (Excomungados, Garimpo Cultural) pra conseguir uma cópia dessa maravilha.

De todos os materiais que li acho que esse é o melhor de todos já feito sobre a cena punk nacional, trata sobre muitas coisas de '76 até 2001 mais ou menos, eventos, bandas, locais, gangues, pessoas, acontecimentos, mas principalmente, o sentimento de toda essa galera que criou e segurou a maior cena punk do Brasil, com depoimentos e pensamentos de vários integrantes, muitas fotos, recortes, cartazes e letras de músicas divididos 34 capítulos em cerca de 400 páginas feitas no total DIY.

Material histórico, e como o trabalho tá sendo lançado por conta própria sem interesses lucrativos e tal, eu escaneei só dois capítulos pra dar uma atiçada na curiosidade de vocês, e quem quiser adquirir, entre em contato com o Paulinho pelos emails: paulinhopunk_pp@yahoo.com.br, paulinhopunk_pp@hotmail.com ou pelo Facebook: Paulinho Punk

A única crítica que eu teria a fazer é que na parte de letras tem muitas de bandas já "conhecidas", eu sei que destacou os hinos, mas seria interessante ver letras de bandas como o Subsídio, F.M.V., To Phudydo!, Lixo Social, Mack e tantas outras que talvez a gente, galera das gerações a seguir, nunca vai ter a oportunidade de ouvir.
Enfim, excelente livro, recomendadíssimo pra quem curte punk e quer conhecer mais da sua história. Os contatos pra adquirir tão em cima, e aqui a palhinha que eu selecionei:

8 comentários:

  1. Fala Pira; por aqui venho a agradecer os comentarios, reconhecimentos e as palavras e criticas também.Foram anos tentando publicar esse livro, correndo atras de pessoas para colher depoimentos, fotos, acontecimentos...porque queria que as pessoas dissessem o que sentiam, viveram e o que pensavam por si próprias com as próprias palavras para expor a realidade de como foram seu inicio e adentraram no movimento punk. Achei que ficaria mais bem focado e real nas próprias pessoas que vivenciaram do que eu contar por minhas palavras.Contei minha tragetoria, mas atraves dela deixar companheiros também contar a importãncia de tudo que vivemos, pois foi com meu maior sentimento que pude relatar tudo o que vivi e vivemos em uma época mais conturbada de todos os tempos.Brigamos, nos divertimos dentro de um movimento em que fazíamos a diferença realmente. Sobre as musicas:Algumas não consegui porque não consegui os contatos com pessoas na época, outras ja alguns não botaram fé no que o livro seria de importante ou pensaram que talvez um dia nunca vingaria, tanto que foi chamado de "lenda urbana" (amigo Cacá) varias vezes pela gigantesca demora em nascer (risos), Mas as dificuldades foram inumeras, até por problemas de saúde familiares tive que brecar por algum tempo e depois retomar novamente, foi dificil mas jamais desisti, tinha que fazer e fiz.E até na Revisão achamos inumeros erros que tivemos que consertar e "enxugar" depois para que pudesse chegar nas mãos das pessoas com menos erros possiveis. Mas ressalto também; quem sabem uma continuação mais recheada dese livro não esta fora de cogitação..uma Parte II entende?? (risos) E agradeço aquelas pessoas que reconheceram a obra que pude fazer, ao invés de "descerem a lenha" , porque criticar é facil - fazer é realmente muito dificil. Agradeço Pira mais uma vez pelo reconhecimento e as palavras colocadas..termino aqui dizendo o que é a realidade; fazemos parte de um todo, eu, você e todos aqueles que de alguma forma contribuem para que tudo funcione e exista o mundo underground . Feliz por não sermos iguais nesse mundo cheio de incertezas..Somos todos Sobreviventes. Paulinho da Phuneral

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho...eu sei muito bem da sua luta...mais valeu a pena toda a sua batalha
    .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns man. ..... realmente esse não é apenas um livro. ....É A Enciclopédia Punk.

    ResponderExcluir
  4. Obs..,retratado final dos anos 70 ate 2011

    ResponderExcluir
  5. Livro com depoimentos de varios punks do inicio do movimento no Brasil. Otimo! Parabens a iniciativa Paulinho.

    ResponderExcluir
  6. Novamente meus parabéns Paulinho pela atitude e iniciativa de produzir uma obra prima dessa através de uma escrita grandes sentimentos de pessoas que viveram e vivem o punk para todo sempre !

    ResponderExcluir