Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atestado de Revolta, entrevista e uma história engraçada do dia que trombei eles

(foto retirada do myspace deles)
Os caras são de Araçatuba-SP e depois vai ter mais infos... lembro que vi em alguma comunidade do orkut eles falando que quem quisesse uma demo era só mandar o endereço, eu postei o meu lá mas nem esperava receber nada, nunca tive contato com eles antes e tal, e algumas semanas depois me chega essa belezinha. Confesso que fiquei emocionado.


Depois ia rolar um show em Osvaldo Cruz-SP e os caras iam tocar, eu e um pessoal de Assis resolvemos ir, foi cagada atrás da outra de chegar numa cidade e já ter ônibus saindo (atrasado) pra ir pra próxima cidade, chegando em Osvaldo Cruz já na rodoviária trombamos um punk de lá (também cagada, não tava nada combinado) que nos levou onde estaria o camarada que tava organizando o evento... nós fomos na noite anterior que no outro dia de manhã iria rolar uma manifestação de 7 de Setembro e a gente levou umas faixas, fizemos panfletos, foi massa

(essas fotos foram parar no CMI - a última peguei de lá e não sei quem tirou a foto - falando que foi uma manifestação anarcopunk blablabla... eu tava lá - o de moletom preto e vermelho -, eu fiz as faixas e panfletos, e pra mim foi só uma manifestação contra a farsa nacionalista e a alienação, e apareceu um monte de nazi internéticos falando que sabia de onde eramos, que iam nos pegar e tal hahaha, sempre estivemos nas ruas e nunca nos escondemos e nunca apareceu nenhum nazi pra vir nos pegar... enfim...)


Aí depois fomos pro galpão onde iria rolar o show, ia ser umas quatro ou cinco bandas e o galpão era num distrito industrial fora da cidade, chegamos lá preparamos nosso rango na cozinha, preparamos mesa de zines e informativos, chegou o cara do som pra montar lá e ficamos esperando... tá ligado a mina ali nas fotos? Conheci ela naquele dia, eu tinha botado na net que estaríamos indo pra esse evento tal horário e quem quisesse ir com a gente era só aparecer na rodoviária, e ela apareceu e foi, o problema é que ela era de menor e não avisou os pais e eles viram o recado na internet e chamaram a policia e mandou eles irem atrás de uns tais de "Pira e Davi" (outro que foi comigo e divulgou pela net o evento). Durante a tarde apareceu uma mulher do conselho tutelar lá jogando um verde, até oferecemos almoço pra ela, e deu nem 30min a vaca voltou com a policia... já imaginam o que aconteceu né? Mas o maior problema é que começou uma puta chuva e a delegacia era lá do outro lado da cidade, depois de umas 2h de chá de cadeira nos liberaram (depois tivemos que ir pro promotor responder por corrupção, aliciamento e "condução coercitiva" - que porra é essa? Parece que a gente obrigou a mina a ir hahaha), depois da grande caminhada na chuva, chegamos no galpão e.... nada! Por causa da chuva ninguém tinha aparecido, nenhuma das bandas (eram todas de fora) e nem o próprio pessoal da cidade, só os que já estavam lá com a gente antes.
Era umas 23h e já estávamos há muito conformados que não iria rolar nada (show tava marcado tipo pras 18h), aí a chuva deu uma parada e parou um carro lá fora, era os caras do Atestado de Revolta pra salvar a noite! E atrás dele já chegou uma galera da cidade e foi só ligar os instrumentos e agitar, acabou rolando uma banda de metal da cidade também e os caras do Atestado devem ter tocado um set de 2h, cheio de cover madrugada a dentro e a galera agitando... não tinha tanta gente assim lá, talvez 30 ou 40 pessoas? Mas com certeza lavou a alma! E no dia anterior um amigo nosso roubou uma bandeira do Estados Unidos numa escola de inglês só pra gente queimar durante a música M.I.A. - Maldito Imperialismo Americano (a desgraçada não queimava e a gente acendeu ela com vodka - que ironia hahaha - pena que não tem nenhuma foto do pessoal chutando a bandeira em chamas de um lado pro outro, brincando de queimada literalmente hehehe)


ps: as fotos falam 2007, mas isso ai foi em 2008.

Bom, depois disso aí eu fiz uma entrevista com o Maciel (vocalista/guitarrista da banda) e iria sair em algum zine que eu produzia... mas acabou nunca saindo e faz quatro anos que tenho ela aqui guardada, e já que estou falando sobre a banda segue aí a tal entrevista inédita!


(foto também retirada do myspace)

- E aí, o que te levou ao punk rock? Primeira vez que ouviu, primeiras bandas que curtiu, primeiros rolés, essas coisas.
Então Pira, o punk começou na minha adolescencia, eu tinha uns 14 anos quando ouvi as coletâneas classicas como SUB, Ataque Sonoro e Começo do Fim do Mundo, daí em diante não parou mais...rs
E em Ilha Solteira, cidade que eu morava, era difícil conseguir os discos, pouca coisa chegava lá. Curtia muito Cólera, Olho Seco, Ratos de Porão, e todas as bandas que faziam punk rock no início de 80.

- Como começou o Atestado de Revolta? O que a banda realmente tenta passar para quem está ouvindo? Quais as principais influências?
O ADR começou em 2007, eu tava ja há uns 10 anos sem tocar, chamei uns amigos e começamos um lance sem compromisso nenhum, só pra passar o tempo. Algumas coisas boas aconteceram e o som começou a agradar e se espalhar. A nossa idéia é passar através da musica tudo que nos revolta e, consequentemente, também revoltam a todos. Eu posso dizer que nossas principais influencias são Cólera, Olho Seco, Fogo Cruzado, Agrotóxico e M.O.D.

- Você e os outros integrantes já tocaram, ou tocam, em outras bandas?
Eu toquei em várias bandas, mas nada se compara ao Atestado de Revolta, os outros integrantes também, o Kunhado tocou em vários projetos em Birigui e acho que em São Paulo também, e o Rodolfo tocava numa banda de metal.

- Tem alguma história inusitada sobre algo que aconteceu com vocês?
Todas as viagens que fizemos tem muitas histórias, a loucura de ir tocar no Rio de Janeiro em Setembro do ano passado, no aniversário de 13 anos do Repressão Social acho que foi a mais inusitada de todas. Saímos de Araçatuba numa sexta feira a noite, chegamos em São José dos Campos as 3h da manhã, dormimos na casa do meu irmão até as 5h, deixamos o carro na casa dele e as 6h da manha estavamos pegando o ônibus pro Rio de Janeiro. Lá encontramos a Deise, que foi muito hospitaleira, almoçamos na casa dela, passamos um puta frio conhecendo alguns pontos turisticos da cidade, e fomos pro pico, na Vila Mimosa, ponto de prostituição mais famoso do Rio, um bar caótico, lotado de gente e muitas bandas fudidas, o público todo na rua em baixo de chuva, ninguem ia embora, o show terminou as 6 da manhã, nisso eu ja tava a 2 noites sem dormir, pegamos o buzão de volta pra São José dos Campos, almoçamos com meu irmão e voltamos pra Araçatuba, chegamos aqui na madrugada do Domingo pra Segunda... e no outro dia todo mundo 8 horas da manhã no trampo, com 3 noites sem dormir nas costas e muita história pra contar dessa viagem...rs foi realmente fantástico!!!

- O que você acha da cena atual do punk rock?
No Brasil as coisas sempre são muito bagunçadas, quase ninguém trabalha em função de uma cena, mas sim em função de si próprio. Tem muita coisa legal rolando no interior de São Paulo. Muitas bandas se unindo e mudando esse panorama. Acho que poderia melhorar se as pessoas que gostam do movimento, do som, das idéias se organizassem mais deixassem de lado a idéia de que pra ser punk tem que ser tudo tosco e desorganizado, anarquizar é organizar e organizar tudo de uma maneira melhor e mais humana.

- O que é o "punk" pra você?
Punk pra mim é ser autêntico o suficiente pra afirmar um gosto que a maioria das pessoas nunca irão entender e ser revolucionário o bastante para deixar que esse gosto (som, movimento, idéias) criem uma revolução interna e pessoal que te faça passar por esse mundo e viver nessa sociedade de forma digna e divertida.

- Eu vi que vocês lançaram uns sons numa coletânea internacional, tem mais projeto do Atestado vindo por aí?
Temos vários projetos com splits com várias bandas, mas ainda não conseguimos agilizar nada, rs.... o trampo acaba tomando muito tempo...rs

- Alguma consideração final?
Abraço a você que foi um camaradaço que conhecemos e que também tem histórias com a gente pra contar... e pra todos que lerem, faça valer a pena, pelo menos alguma coisa na sua vida!!!! Valeu!


Infelizmente a banda acabou entrando num hiato que persiste até hoje, e não sei se mais algum material chegou a ser lançado. Enfim, segue aí a tal demo que recebi pelo correio e que deixei tocando enquanto escrevia/transcrevia tudo isso aqui regado a nostalgia.

01 - Você
02 - Terror
03 - Solução
04 - Atestado de Revolta
05 - Medo
06 - M.I.A.
07 - Temos Que Lutar
08 - Insociável
09 - Beco Sem Saída

Nenhum comentário:

Postar um comentário