Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Frente de Combate - Punk Roça 1981

Algum ano aí eu tava na casa de um camarada meu em Prudente e ele me mostrou essa maravilhosa tape, tive que descolar uma cópia!
Frente de Combate surgiu em Presidente Prudente em 1981 com o nome de Lepra, e pra mim é um grande enigma qual era o público deles na época. Será que conseguiam tocar?

Diz a LENDA que essa demo foi gravada no mesmo ano. Apesar de já ter umas músicas deterioradas na tape, a qualidade gravação, e até musical, impressionam, melhor do que muitas gravações posteriores feitas por bandas da capital. Por esse e por outros motivos eu acredito que talvez a demo não seja tão velha.
Outra coisa é que havia uma música sem nome, que eu nomeie como Hilter só pra ter no arquivo. É em inglês e se não for original parece ser cover de alguma banda da leva de Exploited, GBH, Uk Subs, Chaos UK, Varukers, etc... talvez até Skrewdriver? A música começa com um "Hail Hitler!", mas pelo conteúdo de outras músicas serem anti-militaristas, anti-nacionalistas, anti-autoridade, eu acredito que a música seja contra Hitler e não a favor - não dá pra entender a letras, mas fala sobre opressão. Se alguém conseguir identificar dá um toque, isso também poderia ajudar a datar a gravação.
Uma curiosidade são alguns riffs que lembram muito Garotos Podres, mas também com só três ou quatro acordes é difícil não sair músicas parecidas, principalmente naquela base "D B G A" ou "B G D A" (e um tom a baixo também, um dos riffs mais usados no punk rock) - ou teriam sido elas intencionalmente plagiadas? (por uma banda ou pela a outra)

Esse meu camarada, o Tavin, disse que já havia trombado alguma vezes o cara que foi vocal dessa banda, aí não sei se houve uma confusão na hora do Tavin entender que a banda era de 81 e a demo também ou se realmente foi isso que o cara falou. Pelo sim e pelo não, vou deixar como de 81.

A banda era Claudião na guitarra/vocal, Nóquio no baixo/vocal e Palito na bateria.
Eu não tenho nenhum contato deles, não tenho fotos, não tenho infos nem nada. Se alguém tiver algo manda aí!

Frente de Combate (1981)
01 - Muralhas da Cobiça
02 - Procriação
03 - Soldados
04 - São os Punks
05 - Líder Militar
06 - U.S.A.
07 - Sociedade Alienada
08 - Beber
09 - Fogo de Guerra
10 - Hino Nacional
11 - Reprimido
12 - Submissão
13 - Violência e Crime
14 - Marginal Proletário
15 - Hitler (???)
16 - Tirem Me Daqui
17 - Desigualdade Social
18 - Covarde
19 - Vamos Lutar
20 - Dezoito
21 - Ilusão
22 - Repressão
23 - Ninguém
24 - Ruas de Prudente
25 - Corrupção Governamental
26 - Mundo em Guerra
27 - Muralhas da Cobiça

3 comentários:

  1. Eu tenho a gravação original e tem até video, essa gravação não é de 1981 e sim de 1987 e foi gravada na cantina da UNESP de Presidente Prudente

    ResponderExcluir
  2. Meu pai é o palito, se eu achar algumas filmagens eu passo pra vc.. Qual seu e-mail?

    ResponderExcluir