Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

sábado, 21 de julho de 2012

Curiosidade sobre Grindcore - surgiu no Brasil, mas não com o Brigada do Ódio

In english HERE.


Ainda conversando com o Vladi...


Pira - Cara, esses tempos li uma matéria, não lembro em que site, falando que o Brigada do Ódio teria sido a primeira banda de grind do mundo. Eu nem me ligava das datas que surgiram cada banda, sempre achei que a primeira fosse Napalm, mas só em 87 que eles foram gravar grind, depois fui ver no wikipedia e sites assim e eles falam que a primeira banda seria uma americana chamada Siege, que lançou uma demo em 84. Eu li no catalogo do Denis que ele pretendia lançar um 7'' com uma demo do Brigada de 83... já pensou em desengavetar isso aí e roubar dos americanos o título de criadores do grind? Vingança pelo Santos Dummont hahahaha

Vladi - ha ha !!
Na verdade esta demo em referência se trata do embrião do Brigada do Ódio, ou seja um projeto insano do Luizão chamado ETC (Etcétera). Uma parte deste projeto já foi o início do Brigada do Ódio, que começou na cidade de Mauá. O som era ainda mais violento e barulhento que o próprio Brigada.
O Luizão era uma figura singular e nos divertimos muito concebendo o material do Ulster (nesta época ele praticamente morava na minha casa), e logo depois começou com idéias alopradas como, por exemplo, fazer uma música com uma nota só para não "perder" tempo nem a velocidade trocando de posição na guitarra.
Ele era obsessivo por velocidade nas músicas, isso era engraçado pela forma como ele encarava a questão da agressividade pela velocidade do som, mas reconheçamos que foi sim o início de um estilo que depois de tempos veio a ser batizado de grind. O próprio Napalm revelou serem fãs do Brigada do Ódio, na primeira aparição deles em SP o baixista tinha um adesivo da banda no instrumento e isto chamou muito a atenção da galera na época, pois o Brigada estava inativo há tempos.


Procurei, a tal matéria é essa aqui: O Resto é Ruido (muito muito boa, vale a pena ler)
Além de não citarem essa tal de Siege, cuja demo de 84 teve cinco reprensagens em CD, falam que a primeira gravação do Brigada seria essa de 85 com Olho Seco. Pouca gente sabe que já havia uma demo anterior, e, pasmem, de uma banda mais brutal! Agora é só torcer para que o projeto de reprensagem saia da gaveta, seja com nome de ETC ou Brigada do Ódio, e assuma o título de primeira banda de grindcore do mundo!


Mas ainda acredito que a primeira musica grind do mundo foi essa aqui, também tupiniquin, gravada em 1974:
Em pensar que nessa época Ramones ainda tava aprendendo a tocar Punk Rock. Dá-lhe vanguardismo Damião Experiença!

4 comentários:

  1. Damião experiencia é Grind core acustico

    ResponderExcluir
  2. O Siege foi uma banda que, inclusive, o Napalm Death fez cover em uma das Peels Sessions da BBC. Mas foi uma banda de hardcore aceleradíssimo que influenciou o vocal do Lee Dorian e a velocidade do grindcore em geral. Não que eles fossem grind, propriamente dito. Eles até tem música mais lenta, com trechos de saxofone. Mas claro que não é, digamos, uma balada suave.

    ResponderExcluir