Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Esbulho HxCx, Buero & Indigestão - alguns anos de PUNK ROCK, DIVERSÃO e ATITUDE - Parte I

Começo de 2008 em Assis-SP.
ideia de formar a banda veio de um camarada do rolê, Betinho. Ele me chamou pra tocar baixo (eu tava começando a aprender com um violão que era de um tio meu que morreu) e um outro camarada, Matheus, pra guita. Depois conhecemos um punk que acabara de mudar pra cidade, Lahyr, ele havia sido baterista da banda Herança Macabra de Dois Córregos (eu tinha uma demo deles, mas perdi). Tentamos umas composições e uns ensaios mas não deu certo, o Betinho e o Lahyr tavam muito ocupados com a faculdade e no final ficava só eu e o Matheus ensaiando e compondo (na real eu deveria estar na mesma classe do Beto e Lahyr, mas eu nunca ia pra aula).
Depois um outro cara que colava no rolê, mas curtia musica mais estilo Red Hot Chili Peppers, quis fazer parte, ele iria pro baixo e eu iria pro vocal e segunda guitarra. Com os ensaios rolando (só nos violões) eu comprei uma guitarra e um amplificador velhos de um outro amigo, mas esse filho da puta que iria ser baixista pegou eles emprestado e sumiu da cidade - o pior que eu já conhecia o cara fazia mais de ano, ele vinha sempre em casa, direto almoçava lá, e ainda dá uma dessas.
Bom, aí uma bela noite descendo de skate com uma camiseta do Ramones velha e uma garrafa de vinho na mão indo pra praça onde o povo do rock se reunia pra tomar um goró eu conheci o Davi, que também tava andando de skate e curtia punk rock e era baterista! E aí formou-se a banda que logo iria se chamar Esbulho HxCx. Eu (Pira) no vocal, Matheus na guitarra e Davi na bateria.

(ensaio do Esbulho HxCx na minha casa - óculos escuro não é pra fazer tipo não, na época eu tinha acabado de operar os dois olhos e eu tava meio sensível à luz - ainda sou meio cego)

O Davi não tinha bateria, aí ele fez um corre e comprou essa por $100, mas ela praticamente desmontava quando tu tocava, só tinha os pratos do chimbal e quando terminava a música eles já tinham virado um "U".
Bom, esse tempo aí foi dureza, ninguém tinha emprego e a gente vivia de ir de laranja pro Paraguai trazer muambas, isso quando não ia entregar folheto de loja na rua hahaha
Depois um outro camarada nosso que andava de skate ia entrar pra fazer a segunda guitarra, Fernando Rodney, mas não deu certo.

Tava indo tudo bem, aí minha mãe me ligou dizendo que tava com uns problemas e eu tive que voltar a morar com ela, num sitio perto de Catanduva-SP. Isso era Julho ou Agosto, e nesse ano acho que só apareci mais uma ou duas vezes em Assis, por alguns dias, e nem vimos nada sobre a banda.
Daí até meados de 2009 recebemos vários convites pra tocar pela região, mas tivemos que recusar todos por causa de eu estar em outra cidade, e nesse meio tempo um outro camarada, Boca (que cantava no Mi Nombre És Tonho e posteriormente esteve no baixo primeira formação do Minutos Menores) veio convenientemente falar pra mim "comprei um baixo e quero tocar". Ele virou baixista da banda mesmo com ela estando parada. 


Aí veio o dia que meu irmão avisou que iria passar as férias de 2009 no sítio da minha mãe e eu comentei com o Davi que passaria um mês em Assis... pra quê? Do nada, uns dias antes de eu ir, ele me fala "Ó, a gente vai tocar numa república lá em Presidente Prudente daqui 6 dias" hahaha
Foi correria, 5 dias pra ensaiar sem ter instrumentos (a tal bateria já tinha se deteriorado, meu amplificador roubado e o Matheus não tinha um pra guita dele), e outro problema, cadê o baixista? Bem naquela semana o Boca ia fazer uma cirurgia (no pau!), mas correndo arranjamos o André do Nullius Avarus e deu pra ensaiar dois dias com ele antes de rumarmos pra gig. O último dia foi num estúdio de garagem e nós ainda gravamos os sons - que iriam pra primeira demo.

Foi a primeira gig e acho que foi a que tocamos o maior repertório (umas 14 músicas) e a que teve menos erros... infelizmente não tenho nenhuma foto dela.

Voltamos pra Assis a mil, nesse tempo que eu fiquei fora havia aberto um rock bar, então o Davi correu atrás de marcar um show lá na semana seguinte, e enquanto isso numa conversa casual veio a ideia de organizar uma festa beneficente num centro comunitário, e eu corri atrás dessa parte - de conseguir o espaço (de graça, por ser beneficente), conseguir as bandas e o equipamento de som (cada banda trouxe uma parte), e em duas semanas deu pra organizar um evento legal.
Lá foi o primeiro show do Minutos Menores, hoje os caras já conquistaram um espaço legal na cena hardcore, mesmo sendo uma banda do interior.
(eu, Davi, Brenda - depois falarei dela, e Fernando na frente do Centro Comunitário - única foto que tenho dessa noite)

E durante essas duas semanas de correria a gente ainda foi mais duas vezes pra garagem gravar uns ensaios pra tentar lançar uma demo, mas e grana pra isso? PARAGUAI! O som "Vagabundos Que Só Querem Tocar" é sobre isso, era pra ele ter saído na demo mas o cara que tava editando era muito ruim, a gente gravava o ensaio e ele cortava metade das músicas fora, por isso tivemos que voltar mais duas vezes lá depois - e ainda assim ficou faltando uma. Na real depois de todas as correrias a grana ficou curta e só deu pra comprar 10 cds virgens com plastiquinho e tal, na noite anterior do show eu desenhei a capa, digitei as letras e a "ficha técnica" recortei tudo e gravei os cds, antes de ir pro centro comunitário eu tirei os xerox da capa e lá mesmo montei as demos, foram todas de presente, e uma foi sorteada - além do sorteio da demo rolou sorteio de camisetas e um shape, quase todo show a gente fazia isso porque o Davi tava trampando numa loja de skate e a gente pegava os materiais pra promover.
Dormimos lá no pico mesmo pra no dia seguinte de manhã limpá-lo e entregar a chave pra um cara que iria fazer uma festa de aniversário lá, ou algo assim. O dia inteiro na correria, sem comer nada, uns 80kg de alimento arrecadados (que foram doados para um asilo do bairro) e uma cozinha nos fundos... não tivemos nem dúvidas, pegamos um macarrão da doação e fizemos e nosso jantar (sem sal, sem molho, sem porra nenhuma - mas ainda não se compara com a noite em Prudente, que levamos uns cartazes e íamos colar pela cidade então preparamos uma cola de farinha e água lá na república, mas na madrugada, todo mundo com fome, tacamos açúcar e chocolate em pó na cola de farinha e fizemos um mingauzão horrível hahaha)

Nesse ano a gente ainda tocou mais algumas vezes, fomos para Araçatuba também. Mas no final do ano organizamos uma festa muito legal. O Matheus tava morando numa casa que era do tio dele, ou algo assim, dava pra organizar gig fácil no rock bar, mas lá o problema era espaço, e aí veio a ideia de fazer uma gig na casa dele. Começaram os planos para a "GIG PUNK UNDERGRAUNDI!".
Antes um pequeno background: Havia entrado em vigor nesse ano a "Lei da Vadiagem" que foi feita só para prender mendigos e bater na molecada, então em qualquer lugar que a gente se reunia a policia colava e já chegava agredindo e jogando spray de pimenta. Se tu acha que é exagero, se liga na matéria do CQC o que a polícia faz com o Danilo Gentili em plena avenida principal durante a hora mais movimentada do dia aqui. Então imagine o que não faziam com a gente quando não tinha ninguém olhando?
Enfim, na gig rolaram duas bandas de Assis, duas de Ourinhos e duas de Presidente Prudente - todas vieram por conta própria e a grana da entrada era unicamente para pagar a aparelhagem de som, mas ainda tivemos que tirar grana do bolso pra cobrir os gastos.

(Amores Perros, hardcore Ourinhos - pena que acabou)

O som é muito legal, mas em toda gig a gente sempre fez questão de levar zines e outros materiais, nesse ano também se organizara um coletivo muito bom na cidade, o VIDA. Então em todo evento nos levávamos eles pra venderem lanches veganos e levar panfletos e materiais de divulgação.
Bom, o som começou lá pelas 4 ou 5h da tarde, nem 30min depois a policia apareceu hahaha
Conversamos lá e eles foram embora, mas voltaram depois umas 9h da noite pra acabar com a festa, por sorte já tava pelo final da última banda - não me lembro se foi No Future ou Decadência Social (ambas de Prudente - sim, eu sei que Decadência Social foi o primeiro nome do DZK)
(Decadência Social, punk rock Presidente Prudente - também acabou)

Mas ainda assim a gig foi muito foda, deu bastante gente da região, rolou muita amizade, alegria e cerveja (BOA) barata - sem contar os copos de 500ml de pinga com refri a $0,50!.
Tudo aquilo contado no background e mais a policia enchendo o saco nesse maravilhoso domingo originaram a letra "Puta Cidade Mediocre" do Buero.
E falando em Buero! Eu e o Davi dormimos lá no Matheus para ajudar a limpar a casa no dia seguinte, quer dizer, o Davi deveria ir trabalhar mas nem foi, e depois disso passamos a tarde tomando o que sobrou da cachaça do dia anterior e brincando com o violão, ali saiu os primeiros sons pra um projeto paralelo punk rock mais cru, que viria a ser o Buero.

Aí se encerra 2009 e acho que vou encerrar a postagem. Mais da história qualquer dia!
Se alguém realmente se interessou por ler, dá um feedback aí :)


Esbulho HxCx - Vagabundos Que Só Querem Tocar

Vagabundos, somos todos vagabundos
Sem trabalhar vagamos neste mundo
Vagabundos, somos todos vagabundos
Sem trabalhar tocamos neste mundo

Ir pro Paraguai de laranja buscar grana
Sem trabalhar vagamos neste mundo
Não temos instrumentos e mal ensaiamos
Mas no Hardcore nós sempre tocamos

Vagabundos, somos todos vagabundos
Sem trabalhar tocamos neste mundo
Não precisamos deste sistema
Tocar HC é o nosso lema

Vagabundos! Vagabundos! Vagabundos que só querem tocar!


Buero - Puta Cidade Mediocre

Quarta-feira eu fui pra praça
Encher o cu de cachaça
Mas os homi apareceu
Espancando a molecada
E aí o que é que deu?
Não deu em nada! Não deu em nada!

Sexta-feira eu fui pro pontilhão
Tomar pinga com refri de limão
Mas os homi apareceu
Enfiando o pé nos irmãos (e nas irmãs também)
E aí o que é que deu?
Não deu em nada! Não deu em nada!

No Sábado eu pulei no pastão
Pra achar um cogumelo pra tomar
Mas os homi apareceu
E começaram a espancar
E aí o que é que deu?
Não deu em nada! Não deu em nada!

No Domingo cansado de toda essa merda
Ligamos nosso som pra começar a agitar
Mas os homi apareceu
E quiseram ramelar
E aí o que é que deu? (eita moleque!)
A gente continou a tocar!

Vai!

Enquanto isso o prefeito e os vereadores
Ganharam uma grana do Estado
Pra fazer uma pista de skate
Pra molecada
E o que fizeram?
Fizeram nada! Fizeram nada!

Nessa cidade não tem nem banheiro
Se quer cagar tem que cagar na rua
Mas fazem leis para prender os mendigos
E tirar os hippies das ruas
Enquanto os filhos da puta
Tão na prefeitura! Na prefeitura! Na prefeitura! Na prefeitura!

Vai!

Policial vai pra puta que pariu!
Vai pra puta que pariu!
Vai pra puta que pariu!
Vai pra puta que pariu!
Vai tomar no meio do seu cu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário