Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Esbulho HxCx, Buero & Indigestão - alguns anos de PUNK ROCK, DIVERSÃO e ATITUDE - Parte II

Lá por Novembro de 2009, enquanto estávamos organizando a Gig Punk Undergraundi, eu tava correndo atrás de organizar o próximo Rock Beneficente também. Aí fui entrar em contato de novo com o diretor do Centro Comunitário pra ver a data. Colei na casa dele e, pasmem, eles não queriam deixar a gente utilizar o espaço novamente, nem pagando o aluguel... motivo? Atraia pessoas "estranhas".
Ah mano, nesse momento por pouco não quebrei a cara do filho da puta! Não havia argumento nenhum porque deixamos o lugar mais limpo do que tava quando chegamos, não teve brigas, policia e nada foi quebrado, e além do mais fizemos um puta negócio legal que foi arrecadar alimentos para o Abrigo a Idosos. A questão mesmo foi que o pessoal cabeludo de preto assustou esses velhos cretinos. Eu preferi, ao invés de quebrar o cara, ir no jornal e denunciar o que tavam fazendo, querendo impedir um evento cultural beneficente por puro preconceito. Depois da matéria o cara veio me ligar todo sem jeito querendo marcar uma data mas eu mandei ele tomar no cu, pois eu já tava arrumando os esquemas com o pessoal do Galpão Cultural - o problema de evento lá é o tamanho do espaço, requerendo aparelhagem de som melhor e mais cara.
Desse episódio veio a letra "Expulsos do Centro Comunitário (Puta Cidade Mediocre II)" do Buero. Enfim, depois volto ao segundo Rock Beneficente.

(Buero Punk à Bílis - Matheus, Davi - esmagado, Pira e Will - atravessado)

Após a Gig Punk Undergraundi, um camarada nosso, o Will, escreveu um manifesto bem legal chamado "Geração Largada" (infelizmente eu o perdi). O sentimento de liberdade e autonomia que tu tem quando participa de umas paradas dessa é indescritível, ver toda essa molecada excluída se unindo e se divertindo e trocando idéias é demais, e o manifesto era mais ou menos sobre isso.
A gente tava compondo essas outras músicas para um projeto paralelo e resolvemos chamá-lo pra cantar. Aí se firma o Buero, e os primeiros ensaios foram por Janeiro ou Fevereiro de 2010, quando eu voltei pra Assis por mais um mês - os nossos papeis nessa banda eram outros, eu fui pra guitarra, Matheus pra bateria e Davi pro baixo.

Mas nesse meio tempo o Buero não era única banda que estava germinando. Umas amigas nossas, que colavam em todos os nossos shows, resolveram começar a banda delas também.
Nunca tinham pego em nenhum instrumento musical, e enquanto eu fiquei fora, entre metade de Novembro de 2009 e Janeiro de 2010, o Davi e o Matheus foram dando a elas umas dicas e elas formaram um repertório só de sons próprios. E assim surgiu o Indigestão.

(Indigestão. por ordem: Thaína - vocal, Brenda - bateria, Dani - guitarra, Sara - baixo)

O Rock Beneficente 2 rolou. Consegui patrocínios para aparelhagem de som, Esbulho acabou rolando lá mas pra cobrir uma banda que faltou, a intenção do evento era o rock e como a gente já iria tocar em outra data próxima na cidade eu resolvi dar espaço a outras bandas. Destaque pro Bonequinho, de Bauru, e The Salad Maker, que na época moravam em Londrês e tavam só de passagem pelo Brasil.

Na semana seguinte a gente iria tocar em Presidente Prudente, naquela mesma república, e Indigestão e Buero iriam estrear. O problema foi que o cara que organizou dessa vez fez tudo errado, chamou 11 bandas pra participar, começou super atrasado, no sorteio da ordem a gente ficou pro final quando o espaço já tava bem vazio. Como já tava tarde, Esbulho, que tocou primeiro, mandou só as três ou quatro músicas novas e Indigestão foi na sequência, mandou a primeira, e no meio da segunda... bem, vejam o vídeo:
É, a policia apareceu pra acabar com a festa e o Buero nem chegou a tocar hahaha

Mas no outro final de semana já tava marcada pras três tocarem no rock bar de Assis, e o show foi animal, nem teve cartaz nem nada, só divulgação boca a boca e o lugar lotou. Pior que o espaço dentro do bar é pequeno, onde caberia, normalmente, umas 15 pessoas, ficava a banda e mais umas 30 pogando


E essas coisas sempre revigoram o espírito, na sequência já marcamos algumas horas de ensaio naquela garagem onde gravamos a primeira demo. As três bandas tocaram, colaram vários camaradas, muito goró, e gravamos tudo (e dessa vez eu peguei toda a faixa de áudio pra eu mesmo editar). O resultado foi o split Geração Largada.

Ali estão todas as composições, até então, do Buero e Indigestão - também a única gravação dessas bandas - e as novas do Esbulho HxCx, mais a que ficou faltando na primeira demo.

Durante esse ano organizamos e participamos de mais umas festas neste bar, a maioria das vezes junto com o ReiketsuMinutos Menores, Rokkerz Inc. e algumas bandas de ourinhos (Aberration, Versos em Mármore, Amordeicida) e rolou uma massa também junto com Distanasia de Maringá, que já comentei aqui no blog sobre.
O problema é que eu não podia ficar muito tempo, o esquema era sempre o mesmo: Eu ia pra Assis na sexta-feira, chegava no final da tarde e a noite a gente ensaiava, no sábado e/ou no domingo a gente tocava (em Assis ou fora), na segunda de manhã eu ia embora.

Bom, o negócio foda mesmo foi no meio do ano, quando eu pude ficar mais tempo de novo.
Havia uma escola abandonada que a galera do skate começou a ir pra andar. Acabara de voltar pra cidade o Thiago Totti, um cara que incentiva pra caralho o skate, e ele queria organizar um campeonato lá. O Davi, que também tem skate no sangue e tava sempre envolvido, veio com a ideia de ainda botar umas bandas pra tocar e me ligou sobre isso... aí começamos a armar todo o esquema!
Essa escola abandonada uma parte era usada como depósito de uma escola de samba e outra como dormitório de um time de futebol, mas o lugar é imenso então os caras não encanaram com a gente.
O Thiago Totti correu atrás dos patrocínios, eu e meu pai corremos atrás de montar uma fiação elétrica no prédio pra poder ligar o som e colocar umas lampadas, uma galera envolvida também ajudou na limpeza do lugar e construção de obstáculos de skate. A divulgação foi por parte de todo mundo e, meu, esse foi o evento mais legal que eu ajudei a organizar.

O meu objetivo sempre foi unir a molecada, independente de som que curte e tribo que faz parte, e isso sempre acontecia nas nossas gigs, mas essa foi o ápice. Muita galera andando de skate, muita galera que foi pra ver, rockeiros, reggaeiros, bboys, artistas de rua, artesões, grafiteiros, pessoal do lambe-lambe e sticker, famílias com crianças pequenas, tudo no maior clima de harmonia e união.


Aí são só algumas fotos, mas acho que dá pra ver que deu bastante gente. Rolou o campeonato de skate e no cair da noite começamos a arrumar espaço pra rolar as bandas.

 
(primeira foto montando o som, segunda Sucen's Truck de Ourinhos, em baixo Buero e Indigestão)

Tava indo tudo massa, eram seis bandas que iriam tocar, mas no meio da quinta banda teve um problema. Apesar de toda essa mistura de tribos marginalizadas estarem juntas e não ter tido nenhuma briga, a festa era aberta e colava quem quisesse, e foram lá um cara da escola de samba e um do time de futebol, as duas paixões nacionais, e quem diria que os animais seriam justamente os das tribos não marginalizadas?
Pois é, ambos estavam bêbados e começaram a discutir, eu até tentei entrar no meio, mas o problema mesmo é que também ambos estavam armados, aí o negócio ficou feio, eu dei um toque pra um cara de uma das bandas e ele pegou o microfone e falou: "Corre todo mundo que tem dois bêbados armados brigando!" E aí foi uma puta correria, cada um pegou uma caixa de som, um pedaço de bateria, e em 2min o salão já tava vazio.
Eu e mais alguns ainda ficamos por lá pra arrumar umas outras coisas e a policia apareceu e foi lá falar com os bêbados, nisso eu fui embora e não sei o que aconteceu... mas pra fechar, o pessoal do samba briga com o pessoal do futebol, advinha quem é que leva a culpa? Pois é, nós levamos. Hoje o pessoal do samba e do futebol ainda utilizam aquele espaço, mas nós nunca mais pudemos organizar nada lá.
Cidade medíocre? Sociedade medíocre!

Mas apesar de tudo, fica aí a amostra do poder que a juventude tem. Com meia dúzia de envolvidos conseguimos organizar essa festa independente muito massa. A cidade nunca deu apoio nenhum à cultura, tentamos várias vezes conseguir autorização pra rolar um som na praça da concha acústica, juntando com campanha do agasalho, mas era uma desculpa atrás da outra. Quando envolvemos a prefeitura pra buscar as doações do segundo Rock Beneficente (dessa vez foram bem mais) para o Fundo Social de Solidariedade os caras esqueceram de ir, eu tive que voltar na prefeitura no dia seguinte pra avisar pra ir buscar e mesmo assim não foram, no final quem foi buscar foi o Corpo de Bombeiros depois de eu conversar com eles.
Então, meu irmão, não espere que ninguém vá organizar shows e eventos culturais, tu tem que correr atrás e fazer você mesmo, porque mesmo sendo dureza tu é capaz disso, e a recompensa é todos aqueles ao qual tu influencia positivamente.


Próxima parte vai ser a última.
Amanhã, talvez?


Esbulho HxCx - Cadê a Nossa Pista de Skate?

Somos obrigados
A pagar por isso e por aquilo
Imposto sobre imposto
Mas aonde está a nossa pista de skate?

Cadê a nossa pista de skate
Prefeito!?
Cadê a nossa pista de skate
Prefeito!?

Sabemos de onde vem
Mas nunca pra onde vai
Imposto sobre imposto
Mas aonde está a nossa pista de skate?

Cadê a nossa pista de skate
Prefeito!?
Cadê a nossa pista de skate
Prefeito!?

Lutar! Lutar!
Lutar e protestar!
Lutar! Lutar!
Ninguém vai nos parar!
Lutar! Lutar!
Lutar e protestar!
Lutar! Lutar!
Ninguém vai nos calar!


Buero - Expulsos do Centro Comunitário (Puta Cidade Mediocre II) 

Puta cidade mediocre
Pessoas idiotas
Completamente alienadas
E Preconceituosas

Essa aqui vai para os cabaços da diretoria do Centro Comunitário Assis Cohab IV
Cambada de cusão filho da puta, vão se foder!

Juntamos uma galera tudo em pról de uma idéia
Cem por cento disposição, tudo pronto pra ação
Um cubo cada banda e batera emprestada
Só faltava o lugar pra fazer a farra
Boa vontade e união, tudo feito de coração
O quilo de alimento da entrada foi pra doação
E depois da festa ainda limpamos o lugar
Nem o lixo que não era nosso nós não deixamos lá

Mas agora querem nos boicotar
Porque andamos de preto e gostamos de berrar
Cambada de cusão filho puta
Vão se foder!

Puta cidade mediocre
Pessoas idiotas
Completamente alienadas
E Preconceituosas


Indigestão - Frente a Frente à Repressão

Se está cansado de se esconder
Procura todo dia uma solução
Está bem na sua frente, abra os olhos para ver
Enfrente frente a frente essa repressão

Todo dia a mesma merda
Violência que nos cerca
A intolerância da polícia
Cria um mundo de injustiça

Se você tem medo de se envolver
Não tem o direito de se rebelar
Viver submisso você pode se quiser
Mas não venha reclamar quando vierem te pegar

Conformismo, comodismo
Alimentam o fascismo
Doenças sociais
Você já não enxerga mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário