Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CRASSualidades capitalistas



Tudo começou dia 16 de Julho de 2012, quando a conta do Mediafire do site Anarcho-Punk.net foi atacada pelo D.M.C.A. (Digital Millenium Copyright Act) deletando 7 álbuns lançados pela banda Crass (a pedido da mesma) - todos lançados há 30 anos atrás, e não suas remasterizações recentes - consequentemente, pelo número de reclamação (as sete feitas pelo Crass / Southern Records) as múltiplas contas do site acabaram por serem banidas, retirando do ar mais de 3.000 links para downloads e assim derrubando a maior rede de compartilhamento de arquivos anarcopunks - ironicamente, destruição causada pelos próprios, proclamados, "pais do anarcopunk".

Isso ficou em segredo por dois dias, enquanto um dos administradores do site conversava diretamente com o Crass / Southern Records (você pode conferir o post/denuncia neste link com screenshots da conversa - todo em inglês, eu estou apenas resumindo e traduzindo para os que não tem acesso a informação por causa da língua).
A banda Crass se mostra não somente contra o compartilhamento de arquivos, mas a favor das leis de copyright (que, estranhamente, em seu Facebook, metade dos "curtir" da banda são contra o S.O.P.A. - Stop Online Piracy Act).

O fato de uma banda não querer suas músicas divulgadas ("digitalmente" ou "de graça") é perfeitamente aceitável e a Anarcho-Punk.net nunca se opôs a isso, ainda afirma já ter retirado material de bandas que pediram para tal, o que complicou o processo é que o Crass, supostamente anarquista, ao invés de resolver o problema em comum acordo entre anarquistas (entrando em contato e pedindo para ter seus álbuns retirados) preferiu acionar as leis de copyright do Estado para resolver a questão, e assim penalizando centenas de bandas que apoiavam o site ou não se importavam de ter seus trabalhos compartilhados... o Crass, autoritariamente, resolveu decidir por todas estas e processar diretamente a conta dos arquivos e tirá-la do ar.


Isso pode surpreender, mas nos "extras" no final da denuncia contem várias outras denuncias feitas sobre as atitudes do Crass / Southern Records nos últimos anos (em especial, o Steve Ignorant), como censurar e banir pessoas na página da banda (principalmente por falar sobre esse assunto, eles não querem que seus fãs fiquem sabendo das reais posições -atuais- da banda), banir contas do Youtube por terem suas músicas, cobrar mais que bandas pop pra tocar, brigas internas da banda quanto as reprensagens que estão sendo vendidas a preços comerciais (ao contrário dos trabalhos originais que eram a preço de custo), darem um calote nas bandas que participaram da coletânea "Bullshit Detector", ameaçar processar uma das bandas do selo por ter disponibilizado suas músicas em seu site, processar o Conflict / Mortarhate Records por ter gravado um cover do Crass sem pagar direitos autorais - e ainda ter entrado com outro processo pelo Conflict ter tornado isso público obrigando-os a deletar uma carta aberta ao Steve (confira aqui - em inglês)... é anarquismo que não acaba mais, não é? rs


Eu ainda torço pro Penny Rimbaud levantar de sua cadeira de balanço no seu sitio, subir ao palco durante uma apresentação do Crass peladão e dar um sacode nesse moleque do Steve para parar de sujar o nome da banda e tudo o que construiram... seria lindo!
Enfim, pra fechar, vou deixar as palavras de um amigo meu:


"E fazer o quê? Boicotar uma banda que acabou há mil anos? Meu dinheiro nunca foi pra eles e sempre serão, com o passado ARTÍSTICO, uma influência (agora mórbida?) do faça-você-mesmo. Desde a independência empreendedora até essa merda terrível de cobrarem seus lucros assim. De fato, não precisavam disso. Mas quem é o Crass? Me interessam somente seus discos e vários textos, não há por quê depender dessa idoneidade. Agora resta fazer piada denunciando essa comédia tristonha, ainda que eu pense que o ego do Rimbaud e da Gee Vaucher não serão feridos. O Crass acabou em 1984, o resto é rock'n'roll, não há por quê acreditar numa banda assim. É estúpido. Mas é um exemplo pra milhões de punks entenderem que não há exemplo a seguir"
Aran - Bonequinho+<

2 comentários:

  1. É bom ver que o Crass é humano e também briga por dinheiro, que nem os Dead Kennedys. Vamos cantar aquele velho clássico: No more heroes anymore. No more heroes anymore...

    ResponderExcluir
  2. Kill your Idols, babe!!!! A bandeira altruísta era levantada quando a banda, nos idos anos 80, era apenas mais uma entre várias, gritando palavras de ordem e se dizendo "contra o sistema" exatamente por que estavam do "lado de lá",e nunca imaginariam que um dia seriam um Clássico e que seus discos e trabalho valeriam uma boa grana..... Ideologia, você precisa AINDA de uma prá viver?? Homo Erectus, Homo Sapiens , Homo Monetarium....bom texto prá fazer os radicais de plantão acordarem....

    ResponderExcluir