Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Odiados e Orgulhosos, Ricardo Ampudia


O livro é na verdade um trabalho de conclusão de curso de comunicação social / jornalismo escrito em 2006. Ele se auto sub-intitula "Um mapa da ação e organização dos grupos skinheads no estado do Paraná", no entanto é mais uma série de relatos e entrevistas do que um "mapa" propriamente dito.
Dividido em nove capítulos, os quatro primeiros se tratam de uma introdução para leigos à cultura skinhead até o surgimento deles no Brasil, e pra falar a verdade eu pulei essa parte e não sei o quão bem escrita está hehehe - também pulei o capítulo 7 que fala sobre o nazismo historicamente. Mas pra quem é "leigo" no assunto eu recomendo ler e, principalmente, checar as referência bibliográficas no fim do livro.








Ele começa com um relato de um punk que mudou-se de Curitiba por causa das gangues skinheads, e depois vai atrás de colher mais depoimentos e relatos tanto de punks como de skinheads/carecas entre as cidades de Londrina, Maringá e Curitiba e suas regiões metropolitanas. Conta com depoimentos de ex-moradores do extinto squat Kaaza e até do, ainda ativo, squat Korcell (Blumenau-SC) além de outros punks, assim como depoimentos de skinheads das mais diversas gangues nacionalistas, sulistas e nazistas.
Uma coisa legal que o livro traz, além das histórias, são recortes de jornal, imagens de zines, panfletos e flyers skinheads/carecas, entre eles essa belezura aqui (bizarra!):

(Cartaz do início dos Carecas do Brasil, mostrando o quão frágil é a postura anti-racista/nazista que dizem ter)

Também dá pra dar boas risadas com depoimentos de skinheads/carecas querendo se dizer contra a violência e bons cidadãos, depois falando se batem em homossexuais na rua respondem "depende do humor". Mas a maior perola mesmo foi essa aqui:

"As pessoas confundem o integralismo com o fascismo, o que é mentira. O integralismo foi o único pensamento político que lutou contra o fascismo, contra o nazismo."

Ri alto com essa hahaha, não sei quem é pra enganar, a nós ou a eles mesmos... enfim, o livro foi disponibilizado no blog HxcxStreetOi! pela Amanda (Russia) que tá sempre ali no chatbox.

Eu também upei um link com ele (quanto mais tiverem, melhor!), segue aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário