Atenção, este é um blog pessoal, eu só divulgo/resenho material QUE EU QUERO QUANDO EU QUERO. Você pode até me enviar seu trabalho ou me pedir pra upar alguma banda especifica se quiser... quem sabe eu acabo fazendo? Mas eu não me comprometo a postar/divulgar/disponibilizar NADA.

sábado, 7 de abril de 2012

Síndrome de Down?


Vou começar esse blog falando de um disco que não vale muito, mas é um dos meus favoritos: Síndrome de Down? - Carpe Diem.
Em troca de e-mails com uma figura conhecida do chat do meu antigo blog eu fiquei sabendo dessa banda, mas não muita coisa, só que tocava pelo ABC pelo final dos anos 80. Um belo dia vi numa loja um disco de uma banda com o mesmo nome, e perguntei se era a banda do ABC... e era, e estava a venda por R$15,00. Resolvi levar sem nem saber como era o som, e valeu muito a pena!


No disco se percebe uma grande influência sonora de Dead Kennedys, misturas de levadas surf music com hardcore old school californiano fazendo algo diferente de tudo que tava rolando na cena punk/hardcore brasileira até então – tirando Grinders, até certo ponto, e um outro disco que depois falarei sobre. (lembrando que não vivi a época, falo isso comparado as gravações que tive acesso)



As letras são inteligentes e bem escritas, apesar de abordarem temas já conhecidos elas não soam genéricas, e claro tem as músicas mais descontraídas.
Tenho orgulho de ter sido o primeiro a colocar esse disco na net, e depois encontrei um blog francês de um cara que tinha a primeira tape deles, The HC/PUNK Demo-Tape Archives, ele não disponibilizava downloads, mas como eu pedi com carinho ele copiou pra mim – e eu rapidamente espalhei.
Mais tarde tive em mãos o CD coletânea Aviso Final 15 anos, onde vêm duas faixas do Síndrome de Down retiradas da demo-tape, e comparando as datas em que essa coletânea apareceu em blogs, eu pareço ter sido o primeiro a botar na net também hehehe



Vox Populi (1989)
01 - Vida Longa aos Nobres
02 - Democracia Capitalista
03 - Hei Claidh!?!
04 - Humanos Imbecis
05 - Eu Sou o Repressor
06 - Long Live To The Nobles
07 - Capitalist Democracy
08 - Hei Claidh!?!
09 - Imbeciles Humans
10 - I'm The Repressor

Carpe Diem (1990)
01 - Democracia Capitalista
02 - Humanos Imbecis
03 - Hei Claidh!?!
04 - Homem de Hoje
05 - Eu Sou o Repressor
06 - Vida Longa aos Nobres
07 - Tecnologia
08 - Peste e Pavor
09 - Free Style
10 - Sujou, Limpou

7 comentários:

  1. Muito foda! Descobri sem querer, tenho uma banda e tava pesquisando nomes de doença pra ver se já tinham sido usados e acabei achando essa obra prima. Você tem as letras do álbum Carpe Diem velho? queria fazer um lyric video dele completo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou transcrever aqui o encarte:

      DEMOCRACIA CAPITALISTA
      Se o país é nosso, seu dinheiro nos pertence
      Portanto é nos seus cofres que está
      nosso interesse
      O povo que se foda, morram entre os ratos!
      Não queremos teorias, vamos mostrem os fatos!

      Pois somos o governo
      Nós é que mandamos!

      Se o povo é ignorante, não se pode reclamar
      Nós gastamos os milhões e eles vão pegar
      Todas as promessas que fizemos a vocês
      Não passavam de mentiras, assumimos
      outra vez

      Pois somos o governo
      Nós que reprimimos!

      Amem sua pátria... cantem os seus hinos...
      Até a morte!

      Mas não se esqueçam de tornar-nos mais ricos


      HUMANOS IMBECIS
      Olá seres da Terra
      Viemos avisar
      Que em decadência
      Vocês acabam de entrar

      Uma grande ameaça
      Está entre vocês
      É o demônio da ganância
      Que surgiu mais uma vez

      Humanos, humanos imbecis!

      Antes de tudo
      Viemos mostrar
      A imbecilidade
      Que suas mentes
      Estão a dominar
      Seres em fase de evolução
      Podem a qualquer momento
      Chegar a extinção

      Humanos, humanos imbecis!

      Olhem seu habitat
      Isto não é um lixo?
      Vocês sabem o que houve?
      Vocês sabem quem fez isto
      Não tornem o seu planeta
      Tão podre como vocês
      Não queiram evoluir antes do tempo
      Esperem a sua vez

      Humanos, humanos imbecis!

      Vocês dizem que são seres racionais
      Mas esquecem que são
      apenas animais
      Poluiram seu mundo
      O tornaram tão imundo
      Que a sua idiotice
      fez sua raça infeliz
      E assim eu constatei

      Humanos, humanos imbecis!

      HOMEM DE HOJE
      Se o homem é o produto
      Ou se o homem é a razão
      Um homem com problemas
      Não procura informação
      A TV faz seu papel
      Distorcendo sua mente
      Pois um homem ignorante
      É um homem mais contente

      Vai, vai consumir
      Vai comprar, adquirir
      O que for ao ar!

      A escravidão é tido como um ato ilegal
      Pois, o homem, hoje tem o poder salarial
      É claro que o homem tem que ser remunerado
      O dinheiro vai pra indústria ou então vai para o Estado

      O homem da lavoura é o homem ideal
      Flagelado pela seca vem para o polo industrial
      A seca é de mentira, pois existe irrigação
      E o trabalhador ignorante, nunca é patrão
      Mas...


      LONGA VIDA AOS NOBRES
      Há uma trégua entre as nações
      Que é quebrada por religiões
      Vejo nos rostos medo, medo!
      Na igreja, mentira
      No mundo, fome, fome!
      Nas pessoas... Ira!

      Há um caminho
      Há soluções, mas há o fanatismo
      Das religiões

      Vejo nos rostos medo, medo!
      Na igreja, mentira
      No mundo, fome, fome!
      Nas pessoas... ira!

      Há esperança da libertação
      Fora imperialismo, fora capitalismo

      Dinheiro nas mãos dos ricos
      Calos nas mãos dos pobres
      Vida curta para os aflitos
      Vida longa para os nobres

      A igreja nos adota como fonte de dinheiro
      E o povo iludido, se entrega por inteiro...
      e põe
      Dinheiro nas mãos dos ricos
      E vão hóstias pras mãos dos pobres
      Vida eterna para os aflitos
      Vida longa para os nobres

      Excluir
    2. PESTE E PAVOR
      Olhem bem ao seu redor
      E digam se tudo não é lindo
      Ver crianças agonizando
      E nações se destruindo

      Como é bom olhar o ódio
      a inveja e a discórdia
      E relembrar aquelas guerras
      Que ficaram na memória

      Toda essa agonia que me
      traz satisfação,
      ainda não é suficiente
      Quero mais devastação

      Chega de demagogia
      Paz e amor não existem mais!
      Nós estamos em outra era
      De pensamentos mais reais!


      EU SOU O REPRESSOR
      A democracia nunca foi tão ilusão
      O povo brasileiro é de fácil condução
      Eu imponho o que não posso sugerir
      Eu destruo quem não posso reprimir

      Sou repressor
      Não vejo,
      Não falo,
      Não escuto,
      Não sinto

      Eu faço o consumismo comandar todos vocês
      Vocês compram o que eu vendo, agora sim
      é minha vez
      Eu faço o imperialismo comandar seus ideais
      Eu faço o modismo torná-los sempre iguais!

      Sou repressor
      Não vejo,
      Não falo,
      Não escuto,
      Não sinto


      SUJOU... LIMPOU
      Vomito no banheiro!
      Vomito na cozinha!
      Vomito pelas ruas!
      Vomito na vizinha!

      Bebo, bebo, bebo, bebo muito
      Bebo sim! No boteca da esquina
      Bebo até o fim!

      Bebo, bebo, bebo
      E não paro de vomitar!
      Sujou... limpou


      TECNOLOGIA
      Nosso mundo sem futuro
      Nosso povo sem destino
      Consciência retardada
      Natureza desolada

      Tecnologia regressiva
      Tecnologia sem razão
      Tecnologia... anti-tecnologia

      As nações se enriquecem
      Com a droga nuclear
      Perigo atômico para o homem
      Lixo atômico para o mar

      A todo tempo muitos morrem
      Deficiência na alimentação
      E todo mês milhões são gastos
      Para criar destruição

      Nossos filhos deformados
      Pelo câncer dominados
      Nós criamos os problemas
      E depois a solução

      Se essa droga ainda vende
      A produção não vai parar
      O DDT está nos rios
      E o Freon está no ar

      Excluir
    3. Puts mano, MUITO OBRIGADO VELHO! sem palavras... desculpa aê a demora pra responder, é que não fui notificado da resposta por e-mail. Assim que eu terminar o vídeo te envio o link

      Excluir
    4. Taí o link velho! https://www.youtube.com/watch?v=-5pU2LIKHvQ
      valeu mesmo!

      Excluir
  2. hermano, a demo saiu do ar. rola de repostar? ho!

    ResponderExcluir